quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Em comemoração aos dez anos de outorga pela Unesco do título de Patrimônio Cultural da Humanidade à Cidade de Goiás, está aberta ao público no Museu das Bandeiras (Goiás-GO) a exposição temporária "Olhares sobre o Tempo: patrimônio, memória e poder", composta por três mostras que tratam das manifestações culturais da Cidade de Goiás.

A mostra "Goiás, 2011: dez anos da conquista do título", foi inaugurada em 13 de dezembro de 2011, com ícones do patrimônio cultural da cidade. Fazem parte desta mostra silhuetas de pessoas, representando o povo de Goiás, pintadas por alun@s e professor@s da Escola de Artes Veiga Valle, e telas pintadas por alun@s da prof. Milena Curado (Pintura), do curso de Técnico em Restauro, promovido pelo Centro de Educação Profissional (CEP) da cidade de Goiás.

A mostra "Bertran, Cidadão Vilaboense", aberta no dia 20 de outubro de 2011, é composta por objetos pessoais, fotografias, documentos e quadros do acervo de Paulo Bertran, emprestados ao MUBAN pelo Memorial Paulo Bertran, localizado na cidade de Goiás e pertencente ao Instituto Bertran Fleury. Eco-historiador, poeta, economista, escritor e um dos redatores do Dôssie de Candidatura da Cidade de Goiás ao título da Unesco, Bertran foi ainda um dos primeiros pesquisadores a utilizar o Arquivo Histórico do Museu das Bandeiras como fonte de pesquisa e o principal divulgador da sua importância.

A terceira mostra em cartaz, aberta durante a 5ª Primavera de Museus (set/2011), chama-se "Mulheres e Memórias de Goiás" e apresenta instalações retratando a vida de 15 mulheres que se destacaram na construção e preservação do patrimônio cultural da cidade.

A exposição ficará em cartaz no piso superior do Museu das Bandeiras até setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário