sábado, 10 de março de 2012

Dia da Mulher na cadeia e projeto "Bordando Cidadania"



SOLIDARIEDADE

Sou ligado pela herança do espírito e do sangue
Ao mártir, ao assassino, ao anarquista.
Sou ligado
Aos casais na terra e no ar,

Ao vendeiro da esquina,
Ao padre, ao mendigo, à mulher da vida,
Ao mecânico, ao poeta, ao soldado,
Ao santo e ao demônio,
Construídos à minha imagem e semelhança.

Murilo Mendes (1901-1975), disponível em: http://www.nossacasa.net/recomeco/default.asp?item=027






Em janeiro de 2008, o Projeto “Cabocla – Bordando Cidadania” foi iniciado com uma oficina de bordados antigos ministrada para reeducandas da Unidade Prisional de Goiás, pela criadora do Projeto, Milena Curado.

Neste mesmo ano, o Museu das Bandeiras aderiu ao projeto, acompanhando as oficinas, promovendo atividades culturais e adquirindo, para uso cotidiano e em exposições temporárias e itinerantes, objetos confeccionados com materiais recicláveis, por internos e internas da Unidade Prisional.

Rememorando a nossa ligação atávica com a população carcerária, uma vez que ocupamos um prédio que, de 1766 a 1950, abrigou uma Cadeia Pública, nós do Museu das Bandeiras acreditamos que esta ação é uma forma de inserir o uso de tecnologias artesanais e sustentáveis na nossa práxis museal e também uma maneira de se fazer cumprir a missão social do Museu enquanto agente transformador da sociedade.

Desde a sua criação, o projeto “Cabocla – Bordando Cidadania” tem levado às internas e algumas egressas uma oportunidade de profissionalização, geração de renda e remissão de pena, além de contribuir para a recuperação e elevação da auto-estima, muitas vezes perdida, dessas mulheres que são mães, filhas, esposas, namoradas, amigas, ainda que tenham cometido erros sociais pelos quais estão pagando ou já pagaram.

Atualmente, o Projeto também atende a alguns internos e seus familiares, todos atraídos pela garantia de sustentabilidade e possibilidade de re-inserção social e de permanência no mercado de trabalho que o Projeto propicia aos seus participantes. 

As roupas, bolsas e peças para decoração produzidas no “Bordando Cidadania” são vendidas na Cabocla Criações (Cidade de Goiás-GO/www,caboclacriacoes.com.br) e os objetos e paineis expositivos podem ser vistos no Museu das Bandeiras (Cidade de Goiás-GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário